Qual o nosso porquê? Por que fazemos o que fazemos? Por que estamos aqui?
Em nossa essência estamos aqui para evoluir e servir ao próximo.
Pelo ponto de vista pessoal, profissional e dentro deste amplo e complexo sistema organizacional, ora somos e estamos pertencentes a um grupo, ora em outro.
Servir ao próximo, aprender, evoluir, cair, levantar, seguir em frente e ter a capacidade de contar e registrar a nossa história individual e coletiva.
Nossa capacidade de aprender é gigante, o ser humano é fantástico e evolui constantemente criando suas próprias crenças. Inovamos e criamos mecanismos, sistemas, tecnologias, novas formas de comunicação para auxiliar, trazer praticidade e rapidez a nossa rotina. Por certas vezes fico em dúvida se nossas criações irão nos aprisionar por meio de um elo de dependência.
“A inteligência artificial foi desenvolvida para representar um papel importante em nossa evolução.
Aumentando a capacidade de conexão com outros seres humanos, auxiliando novas tecnologias e descobertas científicas”.
Dentro de minha área de atuação em vendas e marketing a IA tem crescido com grande velocidade.
Destaca rápido e repetidamente os padrões humanos, suas configurações parecem agir de forma intuitiva, identificando nossas preferencias, desejos e necessidades, criando um mundo de facilidades ao nosso redor.
Acessar um conteúdo específico na internet, cria instantaneamente um perfil do usuário, um padrão sobre as pesquisas, preferências e escolhas e automaticamente, sugere facilidades no dia a dia, orienta geograficamente e oferece opções para alimentação, vestuário e diversão.
Ao navegar na internet somos insistentemente abordados com anúncios de produtos, aos quais identificam e seduzem a consumir, com o que não necessariamente precisamos no momento, sem precisar sair de casa, e tudo ocorre no conforto do lar.
Hoje já não dependemos tanto de profissionais físicos de vendas e muitas vezes por causa desta facilidade, não nos deslocamos para lojas físicas e tão pouco acreditamos nas informações deste ou daquele vendedor, pois está lá na internet, tudo escrito e descrito, com informações do usuário, fotos, elogios e críticas.
O marketing de produtos, educação e serviços está mais direcionado e focado em atender nossas necessidades por meio eletrônico sendo sugestivo com o que gostamos e fazemos, podendo, como consequência ocasionar uma certa diminuição do controle sobre nossas escolhas.
Por outro lado no entanto, força a busca do aprendizado de novas habilidades profissionais e relacionais. Em suma existem ótimas possibilidades de aprendizado online. No entanto muitos não pensão assim.
Pois estamos muitas vezes tão conectados no virtual que esquecemos das relações físicas com outros seres humanos e, talvez, estamos esquecendo de interagir e aprender com outras pessoas.
No entanto, como o distanciamento entre as pessoas é possível?
Pois tudo esta interligado e de fácil acesso.
Se possuímos milhares de seguidores e seguimos outros tantos? Um grande percentual de pessoas que conhecemos nas redes, não são nossos amigos, são relações superficiais ou até mesmo estão inseridos em nossos perfis sociais apenas para aumentar o número de seguidores. Isso mesmo, o ser humano passa a ser um número quando se fala em amizades e contatos pessoais virtuais.
Julgamos e somos julgados sem conhecer a real verdade dos fatos.
Respostas e informações vêm ao nosso encontro em grande quantidade. E muitas vezes não somos capazes de fazer os questionamentos certos, analisar e ter um pensamento crítico.
Profissionais, que possuem grande capacidade e conhecimento das novas tecnologias, muitas vezes não possuem a inteligência emocional e empatia para com o próximo.
A evolução tecnológica, aliada a evolução da inteligência artificial, está inserida na nossa história e faz parte da nossa vida. Ambas vieram para trazer conteúdos significativos para nosso aprendizado, crescimento intelectual e emocional.
Fortalecendo nossa capacidade para o desenvolvimento da criatividade e capacidade de relação e adaptação humana.
Em suma torna-se necessário priorizar o aperfeiçoamento individual e o fortalecimento das relações com o outro, não esquecendo de contribuir com o próximo. Pois contribuir ao próximo também é um ato de amor.
Conforme o início deste texto, estamos aqui para evoluir ajudando e recebendo ajuda, com amor, empatia, compaixão, entusiasmo e alegria. Pois só assim podemos evoluir como seres humanos.
Que nossa capacidade de aprender seja a mesma de compartilhar, que nossa vontade de nos beneficiar seja a mesma de ajudar.
Roger Augusto Pereira